quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ETF - Fundos de índices

Atualizado em 17/05/2012

ETF - Exchange Traded Funds (fundos negociados em bolsa) ou ainda fundos de índices.
O ETF é um fundo de ações referenciado em um índice, como o Ibovespa, Brasil 50, imobiliário, financeiro etc. 

Já falamos sobre índices e agora vamos falar sobre os fundos de índices.
ETF’s existem no Brasil desde 2004 quando o BNDES lançou o PIBB11, na época foi feita uma grande campanha publicitária, muitos tomaram conhecimento e investiram no PIBB11
Mas ainda não era usado por aqui esse termo ETF. Alguns anos depois a gestora BlackRock formou novos fundos de índices, chamados de Ishares, a partir de então o termo ETF ficou mais conhecido.
Fundos de índices são fundos de investimentos em ações cuja a carteira é composta pelas mesmas ações e nas mesmas proporções, que uma carteira teórica de um índice.
Vimos no post sobre índice que o Ibovespa é atualmente composto por 70 ações, cada uma com uma participação percentual. Existe um ETF que replica a carteira do Ibovespa, é o BOVA11. A carteira desse fundo tem exatamente as mesmas 70 ações que estão no Ibovespa, nas mesmas proporções.
Então a carteira teórica de um determinado índice, torna-se carteira real de um ETF que replique esse mesmo índice.
Fundo de investimento em ações existe há muitos anos no Brasil, sendo distribuído por bancos de varejo como Itaú, Bradesco, Citibank etc. Qual a diferença de um fundo de ações e um ETF então? A negociação em bolsa, essa é a grande diferença, a grande característica do ETF.
A meu ver o ETF tem um fator didático muito interessante. Investir indiretamente, por meio de fundos, é bastante indicado para quem tem pouco dinheiro e pouco conhecimento, ou seja, para os iniciantes.
Num fundo de investimento em ações gerido por bancos de varejo o investidor tem contato apenas com o gerente do banco e adquire cotas por um preço médio apurado no fim do dia.  Quem investe em fundos dessa forma não se realaciona com o investimento, não aprende mais sobre bolsa, não acompanha as oscilações do investimento.
Já as cotas dos ETF’S são negociadas como se fossem ações no pregão da BM&FBovespa. Seguem as mesmas regras de negociação, possuem preço de abertura, máximo, mínimo, fechamento etc.
Quem investe por ETF começa a se relacionar com o mercado, formas de negociação, relatórios, oscilações, estratégias, enfim, investe indiretamente mas já no ambiente de bolsa, como se estivesse investindo em ações diretamente.
Quanto aos custos, ETF’s são fundos e portanto cobram taxa de administração. O PIBB11 é o fundo com a menor taxa do Brasil, apenas 0,0059% ao ano. Sua carteira replica a composição do índice Brasil 50 (IBRLX).
Também em relação à tributação são como as ações, quem tiver lucro com ETF's deve pagar 15% de IR (porém não gozam da isenção de IR para vendas de até 20.000).

O ETF mais negociado atualmente é o BOVA11 que replica a carteira do Ibovespa, tem taxa de administração de 0,54% ao ano.
Se comparados aos fundos de ações disponíveis nos bancos de varejo essas taxas de administração são muito mais baixas, porém não se deve esquecer que os ETF’s são negociados como se fossem ações e portanto existem outros custos também a considerar, como corretagem e emolumentos, além da cobrança de custódia.
ETF’s são muito populares no Canadá, EUA, Europa e México. Existem mais de 300 ETF’s nos EUA, onde o volume de negócio desses fundos já supera um trilhão de dólares.
No Brasil esse é um mercado incipiente porém com grande potencial para crescer e atrair cada vez mais investidores. Existem atualmente 13 ETF’s negociados na BM&FBovespa. Os mais populares são o BOVA11 e o PIBB11. O mais recente deles é o UTIL11 que replica o índice de utilidades pública, composto por ações de companhias de energia elétrica, água e saneamento e gás.

A lista completa de todos os ETF’s pode ser vista em http://www.bmfbovespa.com.br/etf/fundo-de-indice.aspx?Idioma=pt-br


Já existem índices e ETF's do setor financeiro, imobiliário, consumo, pagadoras de dividendos, de boa governança corporativa, sustentabilidade etc. A liquidez é ainda muito concentrada no BOVA11 mas isso tende a mudar a medida que mais pessoas começaram a investir em ETF's.

Considero essa a melhor ferramenta para investidores iniciantes ou que não tenham tempo para acompanhar uma carteira de ações, que podem aproveitar a simplicidade e a natural diversificação desses fundos de índices. Apesar da insistência da BM&FBovespa em difundir os clubes de investimentos (custosos e burocráticos), não tenho dúvidas que ETF's são a melhor opção.
Dúvidas, correções e sugestões de novos temas, deixe um comentário ou mande e-mail para arthurvmoraes@gmail.com



4 comentários:

  1. Arthur,
    Se eu compro ETF's de BOVA11 e acontece de uma ação que compõe este indice subir desproporcionalmente. Posso vende-la isoldamente? Tem custo prara desmembra??Qual é este curso??
    Outra pergunta: Posso usar o BOVA11 para hedge de posição?

    ResponderExcluir
  2. É possível resgatar as cotas, transformando-as nas respectivas ações. Não há uma regra definida sobre custos para resgate, cada gestor de fundos de ETF pode decidir sobre cobrar ou não por isso.

    BOVA11 e os demais ETF'S podem ser usados como hedge sim e como reserva de valor.
    Além disso é possível montar operações estruturadas como lançamento coberto de opções sobre o ETF, gerar receita com aluguel de ETF etc.

    Abraços e obrigado pela participação!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo artigo.

    Mas faltou dizer que os ETF's são tributáveis em 15% de IR sobre o lucro.

    ResponderExcluir
  4. Tributação foi tratada em um post específico, mas posso incluir nesse texto para deixá-lo mais completo.

    Obrigado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...