segunda-feira, 19 de março de 2012

Horário do exercício de opções

Até que horas vai o bloqueio? Que horas começa o exercício? Até que horas?
Perguntas que nos ocorrem todos os meses.

A partir do mês de Abril de 2013 passam a vigorar novas regras e novos horários de exercício de opções:


No dia do exercício (segunda feira) não haverá negociação da série que estiver vencendo. Portanto não será mais possível efetuar bloqueio na segunda feira. Apenas exercer posições titulares (compradas).
O exercício de opções vai das 10:00 até as 13:00.
O bloqueio de posições lançadas (vendidas) pode ser feito até o primeiro dia útil anterior ao vencimento.

Para quem ainda não sabe, bloqueio é o fechamento da posição vendida a fim de evitar o exercício. 

Ou seja, quem está vendido em opção cujo strike está abaixo ou dentro do preço do ativo principal, se não quiser ser exercido terá que recomprar as opções vendidas até o dia da véspera do exercício. Na maioria das vezes esse dia será a segunda sexta feira do mês (a menos que haja um feriado na sexta).
Quem está comprado em opções e, ao invés de exercer, preferir vendê-las, também só poderá fazer isso até um dia útil antes do vencimento.
Ressaltando que, a partir de Abril de 2013, não há mais negociação de opções vincendas no dia do exercício, só sendo permitido exercer o direito nessa data.

Depois das 13:00 do dia do vencimento a série termina. Essas opções "viram pó"!
Negociação com opções de outras séries ocorre normalmente, em qualquer horário, como um dia comum.

Vale lembrar que opções de estilo americana podem ser exercidas a qualquer dia, mesmo antes do vencimento. Nesse caso, quem quiser exercer uma opção antes do dia do vencimento tem até as 16:30 para fazê-lo. 

Esses horários permaneceram inalterados mesmo após a mudança do horário do pregão no dia 08/07/2013. Não houve mudança nos horário de exercício de opções.

7 comentários:

  1. Achei muito boa esta medida. O mercado de opções tem como seu maior participante em termos % as pessoas físicas, que cá entre nós, maioria não sabe o que faz. Penso que essa medida foi uma maneira de proteger esse tipo de investidor de possíveis multas por abrir posições no dia do vencimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom para todos Rodrigo. Abertura indevida de posição dava muita dor de cabeça para a própria bolsa, para os investidores e para as corretoras. Essa medida simples resolve o problema.

      abraço,

      Arthur

      Excluir
  2. José Henrique Fleck26 de março de 2013 às 23:57

    Eu particularmente não gostei da medida. Quem quiser fechar a posição vendida na sexta-feira "pré-vencimento" terá que pagar theta de um dia. Fechar na segunda-feira permitia fechar a posição vendida com theta=0 por isso o nome "bloqueio". Muitas vezes 10 centavos fazem muita diferença...

    A BM&FBovespa deveria ter agido de outra forma, impedindo de outras maneiras a abertura de novas posições nas segundas-feiras de vencimento de opções.

    ResponderExcluir
  3. José Henrique, na prática todos vão ajustar as contas para d-1, de maneira que sexta feira será theta=0.
    Concorda?

    ResponderExcluir
  4. José Henrique Fleck27 de março de 2013 às 23:22

    Arthur, essa é uma pergunta difícil de ser respondida. A meu ver fica complicado ter theta=0 em um dia antes do efetivo vencimento das opções, ainda mais quando se tem um fim de semana no meio do período.

    Apesar de não haver tempo hábil de negociação entre as 17h30min de sexta-feira e o período 10h-13h da segunda-feira de vencimento, é preciso considerar o risco "físico" do mercado, existente no sábado e domingo. Muitos eventos empresariais positivos ou negativos podem ocorrer no sábado e domingo. Inclusive a abertura de pregões importantes no oriente, como Nikkei, Hang Seng e Shangai Composite.

    Se na sexta-feira (pré-vencimento) for theta=0, será algo interessante comprar opções levemente OTM. O que acha?

    Abraço,

    José Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensando melhor você tem razão. Uma opção pode ser pó, OTM na sexta feira e acordar ITM na segunda, ou vice versa.
      Mais incerteza e mais volatilidade na véspera do exercício com essa nova regra.

      Abraço

      Excluir
  5. Concordo com a análise fe vocês e na prática, o pequeno investidor que faz travas ou borboletas precisa desmontar a operação até sexta para não correr o risco de ser exercido na segunda. Isso faz com que não possamos obter 100% do ganho teórico da operação estruturada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...