segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Aluguel e BTC

Aluguel de ações
Banco de títulos - BTC


Ações são bens que podem ser objeto de aluguel. Tal qual um imóvel em que o proprietário aluga o bem para um locatário, um investidor pode alugar ações para outro investidor e receber por isso.

Mas por que alguém aluga ações? Para vender o que não tem.
Todo mundo sabe que se comprar uma ação, esperar um tempo até que ela suba e depois vender essa mesma ação, terá lucro. Esse é o conceito básico que todos entendem e conhecem.
Mas o mercado de ações é muito dinâmico e possui ferramentas que possibilitam as mais diversas operações para que um investidor busque lucrar com os movimentos da bolsa.
Então assim como é possível comprar hoje e vender amanhã mais caro, também é possível fazer a operação inversa, ou seja, vender hoje e comprar amanhã mais barato. O resultado será o mesmo, lucro em função da diferença entre valor de compra e valor de venda.
Se acredito que as ações de uma empresa vão subir no futuro e eu não tenho essas ações na minha carteira, eu posso comprá-las e esperar uma valorização para depois vendê-las.
No entanto se acredito que as ações de uma empresa vão cair no futuro e eu também não possuo essas ações em carteira, eu posso vendê-las agora e esperar uma desvalorização, uma queda de preço, para comprá-las depois.
Porém como vender uma ação que eu não tenho? Quem as comprar de mim precisa receber essas ações (como visto no post “custódia” sobre a liquidação física das operações) e eu não as tenho para entregar.
Para isso posso me valer do aluguel de ações. Ou seja, eu alugo ações de alguém, vendo essas ações na bolsa e as entrego para quem comprou de mim. Espero a cotação cair, compro as mesmas ações por um preço mais baixo e as devolvo para quem as alugou para mim.
Temos nessa operação a figura do tomador e do doador, onde tomador é o investidor que quer vender ações que não possui (e as aluga para vender); e doador é o investidor que possui ações e as oferece em aluguel.
E porque alguém tem interesse em ser doador? Embora seja tratado por “doador”, quem oferece ações em aluguel não doa nada, ALUGA. Um investidor que possua ações para longo prazo em sua carteira, e que portanto não pretende vendê-las em breve, pode ofertar suas ações para aluguel, cobrando por isso e assim rentabilizando melhor a posição que pretende manter.

Do ponto de vista do doador essa é uma operação de renda fixa. Ele aluga as ações por uma taxa de 5% ao ano (por exemplo) e é isso que tem a lucrar com a operação, não assume riscos, não importa se o preço das ações suba ou caia, ele vai receber apenas os 5% do aluguel.
Evidente que enquanto durar o contrato de aluguel o doador não poderá vender as ações, elas deixam de estar disponíveis para ele.
Porém ele permanece sendo o proprietário das ações e terá direito a todos os proventos (dividendos, juros sobre capital, bonificações, direitos de subscrição etc).

Já o tomador pretende especular, ter lucro com a queda das ações. Assume grandes riscos pois vende ações que não tem e um dia terá que recomprá-las para encerrar o aluguel.
Se as ações subirem ele terá prejuízo, já que comprará as ações a um preço mais caro do que o preço de venda.
Em função dos riscos envolvidos o tomador precisa oferecer garantias à CBLC. As garantias podem ser dadas em dinheiro, ações, ouro, títulos de renda fixa e carta de fiança.

As caracterísiticas do contrato de aluguel são definidos pelo doador. Prazo, taxa, carência, renovação (automática ou não) etc.

Essa é uma operação que não é possível fazer pelo home broker ou sistemas de roteamento. Será necessário entrar em contato com a mesa de operações para fazer um aluguel de ações.
Quem tiver interesse em ser doador deve informar quais ações quer oferecer e quais as características do contrato que pretende oferecer. A corretora providenciará a oferta do aluguel no banco de títulos da CBLC.
Quem quiser tomar ações em aluguel deverá entrar em contato com a mesa de operações informando qual ação tem interesse em tomar. A corretora irá consultar se há ofertas daquela ação disponíveis no banco de títulos e quais as características dos contratos em oferta. Se o tomador estiver de acordo com o que está sendo ofertado o aluguel será efetuado.
Portanto esse contrato de aluguel é fechado pela vontade das partes.

Mas existe também o contrato automático, muita gente já deve ter feito um contrato automático de aluguel de ações sem saber.
O contrato automático visa dar maior segurança ao sistema de liquidação de ações.
Toda vez que um investidor não tiver para entregar as ações que vendeu a CBLC procura as ações no banco de títulos e, se houver, realiza um contrato automático para que o comprador receba as ações dentro do prazo normal (3 dias úteis).
Muitas vezes um investidor fica vendido sem saber, por engano vende mais ações do que realmente tinha, ou vende ações de outro tipo (tem ações ON mas se confunde e vende ações PN).
O tomador do aluguel automático paga uma multa que servirá de remuneração pelo aluguel.
A corretora deve informar o investidor que o contrato foi realizado e orientá-lo a regularizar a situação, ou seja, recomprar as ações que vendeu e não tinha, para encerrar o contrato.

Em outro texto abordaremos os riscos das operações que permitem venda e alavancagem e as garantias exigidas.

Duvidas, correções, sugestões etc. Deixe um comentário ou envie e-mais para arthurvmoraes@gmail.com

6 comentários:

  1. Bom dia, Arthur
    em primeiro lugar, parabéns pelo blog.
    Sou holder e passei a remunerar minha carteira com o aluguel. Todo dia tem pingado um valor
    em meu extrato, que já vem com os 22,5% de IR deduzidos. Simples, fácil e consoante com a minha proposta de ver meu dinheiro se multiplicar.

    Minha primeira operação pelo BTC foi o aluguel de cruz3 a 8%. de lá para cá ela só subiu. bom pra mim tam´bem. mas creio que a pior coisa que existe é um tomador ficar na mão de um corner, como no caso. o sujeito operou vendido, precisou fechar posição e se sujeitou a pagar esta taxa exorbitante.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Espero que leia sempre e que sugira temas para novos tópicos!

    Eu costumo dizer que tem bolsa pra todo mundo, o cara que alugou e vendeu gosta de tomar risco. Se perdeu sabia que isso podia acontecer, mas talvez tenha feito uma operação estruturada, um long short, e mesmo com a alta de cruz, pode ter saído com lucro da operação. Não temos como saber, mas pode ter sido uma operação em que todo mundo ganhou.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que entendi o aluguel de ações é como um contrato de renda fixa, onde o doador estabelece uma taxa conveniente e fica esperando a "subida da bolsa", como se fosse um CDB pós-fixado, esperando a taxa de mercado ou inflação subirem. Num CDB, sabemos que quanto maior o aporte inicial, maior o a taxa oferecida. No aluguel de ações existe um lote ou valor mínimo? Existem contratos específicos dependendo do valor e a ação negociada? O tomador deve ser um trader, pois deve gerenciar uma recompra posterior?

    ResponderExcluir
  4. Não existe lote mínimo mas quantidades maiores são mais fáceis de alugar. Os contratos são variados, cada doador decide as características que deseja para ofertar suas ações.
    Na maioria das vezes o tomador busca especular no curto prazo.

    ResponderExcluir
  5. Quando minhas ações estão disponíveis para BTC, mas não está acontecendo o aluguel, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de tomar uma ação em aluguel o investidor olha 3 fatores:
      1 - preço (taxa)
      2 - PRAZO
      3 - se o aluguel é reversível ao doador ou não.

      Se você não consegue alugar pode estar pedindo um preço muito alto de aluguel, pode estar exigindo um prazo muito longo ou condicionando o contrato de forma que você possa encerrá-lo antes do prazo.

      Procure saber qual é a taxa média que o mercado cobra pelas mesmas açoes e veja se seu preço não está muito fora.

      Att,

      Arthur

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...