quarta-feira, 4 de maio de 2011

Qual é o melhor momento para investir na bolsa?

Esse é um bom momento para entrar na bolsa?
Ibovespa aos 64.000 pontos é um bom momento para entrar?
70.000 pontos? Aos 30.000 pontos será melhor entrar?

Antes de pensar no momento da bolsa é fundamental avaliar o seu momento individual.
A Bolsa de Valores de São Paulo existe desde 1890 e vai continuar existindo amanhã, no ano que vem, na próxima década etc. As oscilações serão diárias, as altas e baixas, as bolhas e as crises, enfim, tem bolsa todo dia! Tem boas oportunidades com a bolsa em alta, em baixa, em crise, em bolha, em véspera de feriado, em dia de sol, em dia de chuva, em ano de copa, em ano de eleição etc. A bolsa está lá, todo dia disponível para os investidores interessados e continuará por muito tempo.

Por isso mais importante do que a pontuação do Ibovespa, o preço das ações, a conjuntura econômica, mais importante que tudo isso é o seu momento, a sua situação financeira, a sua preparação para ser um investidor em ações.

Você está endividado? Então esse não é momento para entrar na bolsa.

Não tem dívidas mas também não tem dinheiro sobrando e guardado? Não é um bom momento.

Tem dinheiro sobrando e guardado mas pretende usá-lo para fazer um MBA no exterior no semestre que vem? Um péssimo momento para entrar na bolsa.

Bom momento para entrar na bolsa é aquele em que você está estruturado para isso. Financeiramente equilibrado, contas em dia, dinheiro guardado para eventualidades (colchão financeiro) e um excedente dessa poupança sem destinação de curto prazo.

Investimentos de qualquer natureza implicam em diversos riscos e, principalmente, levam tempo para dar retornos satisfatórios. Com a bolsa de valores não é diferente. Portanto o dinheiro dedicado a esse investimento deve ser esse excedente da poupança, que não precisará ser usado em curto prazo, para que então você possa tanto esperar pelo tempo de maturação necessário, como admitir eventuais prejuízos em decorrência dos riscos existentes.

Portanto se você está ávido para começar a investir na bolsa mas ainda não cumpriu as etapas de conhecer e controlar seu orçamento; ter um colchão financeiro e um excedente não exigível no curto prazo, não se preocupe. Comece a fazer a “lição de casa”, galgando as etapas e, enquanto isso, aproveite para ler, fazer cursos e se informar sobre o funcionamento e a dinâmica do mercado de ações.
Não tenha pressa, tem bolsa todo dia. Construa o seu bom momento antes de investir na bolsa. Ela estará lá, esperando por você!

Dúvidas, sugestões, correções etc. deixe um comentário ou envie e-mail para arthurvmoraes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...