segunda-feira, 4 de julho de 2011

Perfil de Investidor

Embora pareça um mero clichê é muito importante conhecer o seu perfil de investidor antes de entrar num investimento, qualquer que seja.
Não falo daquele formulário burocrático que bancos e corretoras pedem que você preencha, falo de uma reflexão sobre as suas circunstâncias pessoais, profissionais, financeiras e, principalmente, planejamento financeiro.

Bolsa é um investimento para longo prazo. Mas quanto é longo prazo? Para uma senhora de 85 anos, quanto é longo prazo? Para um rapaz de 23 anos, quanto é longo prazo?
É preciso ter uma reserva de dinheiro antes de investir, sabendo que sempre é possível perder dinheiro na bolsa.
Quanto um adolescente de 15 anos pode perder? Quanto uma mãe de família, de 40 anos, com dois filhos pequenos, pode perder?

Perceba que a definição de perfil de investidor é pessoal e transitória, pois com o passar do tempo e mudança das circunstâncias um mesmo investidor vai mudando de perfil.
Alguém que tenha começado a investir na bolsa enquanto era um universitário solteiro certamente não terá o mesmo perfil quando tiver 50 anos, filhos, netos etc.

Se já está no momento de você investir na bolsa (veja post sobre qual o melhor momento), antes de fazê-lo, procure definir qual é o seu perfil.
O que você espera da bolsa?  Quais seus objetivos de curto, médio e longo prazo? (quanto é longo prazo para você?), Quanto do capital investido você pode perder se algo der errado? Quanto você pretende ganhar se as coisas derem certo? Em quanto tempo?

Sabendo isso você vai poder pensar na alocação dos seus recursos. Quanto de risco está disposto a tomar? Quanto destinar a uma carteira de dividendos? Quanto para uma carteira que visa crescimento? Quanto para especulações de curto / médio prazo?

É bem provável que você não saiba responder tudo e que só vá mesmo conhecer seu perfil depois de iniciar seus investimentos. Saiba que não existe um melhor perfil nem uma única maneira correta de investir. O importante é encontrar a maneira mais adequada para o seu perfil.

Além disso, mesmo que no papel você tenha resposta para todas essas questões, ainda enfrentará o fator emocional quando estiver investindo.
Bolsa de valores não é diferente de outros investimentos (imóveis, terras, gado, pecuária, franquias, negócio próprio etc), mas possui transparência e visibilidade únicas. Todos os dias na tv, internet, jornais etc. falam de bolsa, das altas, quedas, movimentação, notícias das empresas, projeções de analistas etc. Isso nos gera ansiedade e dúvidas, muitas vezes desnecessariamente.

No livro “A cabeça do investidor” a autora Vera Rita de Mello Ferreira observa que, ao contrário do que parece, não temos aversão ao risco, mas sim aversão à perdas. De tal forma que aceitamos correr riscos desnecessários na tentativa de evitar uma perda.
Além disso, propõe uma reflexão interessantíssima. Você já sabe que para investir em bolsa é preciso poder perder dinheiro e poder esperar pela maturação do investimento. Mas a questão crucial é: Você sabe perder dinheiro? Você sabe esperar?
Conheça e respeite o seu perfil de investidor. Você só tem a ganhar com isso!

Dúvidas, sugestões, críticas? Deixe um comentário ou escreva um e-mail para arthurvmoraes@gmail.com

6 comentários:

  1. Olá Arthur, muito bom este seu texto, o final dele é precioso. Parabéns.
    Será que ser investidor é perder o medo das perdas? Depois de ler seu texto e pesquisar mais alguns, creio que sim. O medo de arriscar tudo ou nada também é grande e afeta o emocional, porém neste caso eu considero uma aposta e não um investimento, pois se investir estará diversificando com certeza e não vai arriscar tudo que possui em um único investimento.
    O lado irracional do mercado é exatamente este medo que atingi as pessoas, perdas e perdas afeta a mente do ser e ele vende tudo, a bolsa cai e ele vende mais, ..... vc sabe como é né.
    Abraços e parabéns novamente,
    Everton Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Everton!

    Eu acredito que temos medo do desconhecido. Portanto quanto mais conhecemos uma área ou um investimento, menos medo temos. Um dentista não costuma ter muito medo de investir para montar um consultório, mas pode ter medo de investir em ações ou em imóveis etc quando não conhece bem o mercado, por exemplo.
    Todo mundo sabe que é preciso estudar sobre a bolsa para investir melhor. Porém precisamos lembrar de estudar, conhecer, o nosso perfil de investidor, para não deixar o emocional atrapalhar muito a estratégia de investimento.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Arthur, tudo bem!?
    Gosto muito de sua didática com seus investimentos, seus textos e sei o quanto é difícil agradar a gregos e troianos. Estou sempre acompanhando seus posts.
    Peço humildemente e, sempre que possível, incluir o blog Finanças Forever na sua lista de blogs interessantes, já que o seu sempre esteve na minha lista de blogs que acompanho e recomendo, des do inicio de minhas postagens no meu blog. Também o acompanho pelo Orkut, na comunidade Buy & Hold.
    Abraços ao amigo e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Pronto, venci a preguiça e coloquei uma lista de blogs, incluindo o seu.

    Obrigado pelo comentário Everton!

    Abraço,

    Arthur

    ResponderExcluir
  5. Oi Arthur,

    acessei o blog, através da recomendação da Cristhiane Minighelo. Fomos da ACM e hoje estamos no Facebook. Quando vi a postagem dela, corri logo para ler. Sempre tive curiosidade de conhecer sobre investimentos na bolsa (sou completamente leiga). Nunca fui boa com números, mas em se tratando de ganhar $$ sempre estou interessada em ultrapassar a implicância com eles. Se possível gostaria que me recomendasse textos e publicações de fácil entendimento para leigos. Andei pesquisando na rede, mas achei a linguagem massante para quem entende pouco sobre o assunto.

    Tenho um blog no JB. Qdo puder me faça uma visita! http://jblog.jb.com.br/entreamigos/

    Abs

    Aline Cleo Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Valeu Arthur, grato mais uma vez!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...